sexta-feira, 10 de março de 2017

APLICATIVOS SUBSTITUEM CORRETORES DE IMÓVEIS?


Você já parou para pensar na quantidade de aplicativos que habitam o mundo do mercado imobiliário hoje em dia? Pois é, e provavelmente isso o fez pensar que o corretor de imóveis é uma profissão com os dias contados, já que o cliente pode fazer praticamente tudo sozinho pela internet, certo?

Que nada! Erradíssimo: ao contrário do que pode parecer a princípio, eles nunca foram tão necessários como desde que inventaram os aplicativos voltados exclusivamente para a área.

Aplicativos atraem mais clientes: mais corretores são necessários

Longe de substituir o corretor de imóveis, os aplicativos apenas atraem mais clientes, para que os profissionais fechem negócio. Pense em um jogo de vôlei, no qual um levanta e o outro corta. Pois é, o aplicativo é o levantador, mas quem vai determinar a direção da bola será o corretor de imóveis.

Isso porque esses aplicativos, na verdade, apenas ajudam os imóveis a alcançar o público ideal para cada um, expandindo o alcance dos anúncios. Porém, quem vai ter que lidar com o cliente, conduzindo-o ao fechamento do negócio é o corretor. Afinal, aplicativos não fecham contrato.

Olhando superficialmente, parece que o aplicativo faz tudo: é bonito, organizado, cheio de fotos e informações — e ainda torna fácil navegar pelas abas, em busca de outros imóveis. São tantas as informações e fotografias contidas ali que o cliente nem parece não precisar do corretor.

Só que a história não é bem assim; o que o app faz é atrair o cliente, fornecendo informações seguras e completas, convidando-o a descobrir os imóveis que mais têm a ver com o seu desejo.

Aplicativos fornecem mais informações para o corretor

Enquanto isso, o aplicativo vai colhendo informações sobre o cliente de uma forma muito natural e intuitiva, reunindo dados sobre os imóveis vistos — como a quantidade de quartos, região preferencial, faixa de valor buscada etc.

Além disso, ele também é auxiliado pelo preenchimento de formulários rápidos com os contatos do cliente (e-mail, Whatsapp, telefone, por exemplo). Daí em diante, a negociação é com o profissional.

Nesse ponto, entra o corretor que, com os dados colhidos pelo aplicativo, vai se encarregar de criar um relacionamento de confiança com o cliente, procurando conhecê-lo bem para antecipar ações assertivas que reduzam o tempo de negociação.

Por exemplo, sabendo o tipo de imóvel que o cliente procura, desde o primeiro contato, o corretor pode focar naqueles que mais têm a ver com o seu perfil e seguir procurando prever os desejos do cliente.

Dessa forma ele potencializa o uso de todo o seu conhecimento adquirido nos cursos de formação e atualização, tendo a tecnologia como sua aliada.

Aplicativos otimizam o tempo do corretor de imóveis

Da mesma forma, esses aplicativos são capazes de automatizar diversas tarefas rotineiras, facilitando o dia a dia do corretor e o deixando com mais tempo para cuidar do que realmente importa: o seu relacionamento com o cliente.

Um app ajuda o corretor quando, por exemplo:

* Atualiza automaticamente os anúncios nos portais;

* Envia SMS ou e-mails com lembretes das datas de vencimento de pagamentos de aluguéis ou encargos;

* Mantém todas as informações referentes ao andamento da negociação em um só lugar, agilizando qualquer consulta.

Ou seja, em vez de tomar o lugar do corretor de imóveis, esse recurso dá mais chances para que ele possa, efetivamente, usar o seu conhecimento para outras atividades que não sejam burocráticas.

O corretor, dessa forma, fica mais livre para:

* Prospectar imóveis e clientes;

* Arrumar os imóveis para as visitas;

* Conhecer melhor a região na qual trabalha;

* Criar vínculos estratégicos com comerciantes e porteiros;

* Frequentar eventos e reuniões para trabalhar seu networking;

* Estudar, atualizar-se e ler bastante, para incrementar ainda mais seus diferenciais diante da concorrência, o que é algo que todo profissional deve praticar constantemente.

Não esqueça que o profissional de sucesso deve estar preparado para atender, da melhor forma possível, todos os seus clientes, melhorando sempre sua experiência de compra. Afinal, o anúncio é apenas a primeira etapa da venda; todo o restante é com o corretor de imóveis.

Fonte: Portal VGV

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